O IMPACTO ECONÓMICO DA PIRATARIA INFORMÁTICA EM PORTUGAL | ASSOFT


O Impacto Económico da Pirataria Informática em Portugal

O Impacto Económico da Pirataria Informática em Portugal

Ver página(s) em formato PDF



Um trabalho pioneiro do Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa analisa o fenómeno da pirataria informática em Portugal e identifica o impacto da sua redução no conjunto da economia. 

Com base no estudo internacional “Piracy Impact Study – the benefits of reducing software piracy” da BSA – Business Software Alliance e da IDC – International Data Corporation que analisou 42 países mas não incluiu Portugal, o estudo português conclui que a economia nacional beneficiaria de impactos significativos com a redução da utilização ilegal de programas informáticos.

A taxa de pirataria em Portugal estava estimada em 40% em 2011, próxima da média mundial (42%) mas muito acima da verificada nas economias mais desenvolvidas. Esta taxa representa uma perda anual em rendimento no mercado nacional de 193 milhões de euros. Contudo, a sua redução teria um efeito multiplicador no conjunto da economia, permitindo uma recuperação muito superior às perdas de receitas.

O objectivo de reduzir em 4 anos esta taxa para 30 por cento constitui um desafio interessante e ambicioso para Portugal, que obriga à observação das melhores práticas internacionais. 

O estudo revela que em 4 anos, o Estado poderia arrecadar uma receita fiscal adicional de 320 milhões de euros, para um aumento do PIB em 1150 milhões de euros - cerca de 0,6% do PIB actual. Em termos de impacto no emprego, ao longo dos próximos 4 anos seriam criados 4244 novos postos de trabalho.